Há qualquer coisa de familiar em Turim, mesmo sem conhecermos a cidade, não há? É por causa do nosso Cristiano Ronaldo, fácil. Para os portugueses este é o pretexto perfeito para visitar a antiga capital italiana. Mas a verdade é que esta cidade é referência em muitas outras áreas: gastronomia, arquitetura, automobilismo. Por isso, prepara-te para encontrares uma metrópole muito rica culturalmente mas que, muitas vezes, fica na sombra de outras grandes cidades italianas. Esta é uma viagem incrível, que deixa muito para contar, independentemente dos dias que ali fiques alojado.
Este é o principal edifício da cidade, porque é aquele que a identifica na maioria dos cartões postais. O Mole Antonelliana não se deixa passar despercebido no horizonte da cidade. Com 167,5 metros, o Mole Antonelliana foi projetado por Alessandro Antonelli para funcionar como sinagoga. No entanto, em 1878, sem ainda estar construído por completo, foi adquirido pela autarquia para se tornar num monumento de homenagem à unificação italiana de 1870. No seu topo, tens uma vista maravilhosa sobre a cidade. Não deixes de subir o edifício. O preço dos bilhetes começa nos 8 € por pessoa. Sabe tudo aqui.
A principal e mais central das praças de Turim: a Piazza Castello. É o centro histórico da cidade e uma das referências que terás que ter durante a tua viagem. Porquê? As principais artérias de Turim vêm dar aqui. E é a partir desta praça que chegas, com meia dúzia de indicações, à maior parte dos pontos turísticos da cidade. Além disso, é precisamente nesta Praça que se localiza o Palácio Real, a primeira e mais importante residência da dinastia de Saboia, e a Torre Littorio, outra construção de referência na cidade.
Museus
O Museu Nacional do Cinema está instalado no Mole Antonelliana e por, isso, a experiência é incrível. Na verdade, nem parece um museu, no seu sentido literal. Depois de o visitares, vais perceber porquê. O seu espólio cinematográfico é um dos mais ricos e importantes de todo o mundo e a exposição, dentro daquele edifício único, torna-se muito peculiar. Tal como acontece num filme, ao longo da visita vão sendo apresentados estímulos visuais e auditivos, que te despertam e entusiasmam. Mais não podemos dizer. You know… Não queremos ser spoilers. Descobre tudo o resto por ti. Mais informações aqui.
Só há um lugar no mundo que bate o Museu Egípcio em Turim no que toca a quantidade e qualidade de peças, o do Cairo, no próprio Egipto. E agora perguntas porque é que Turim tem um Museu com antiguidades egípcias assim tão importantes? A história começa com um diplomata italiano, Bernardino Drovetti, instalado no Cairo, que encontrou algumas das peças, em escavações. E assim iniciou uma coleção, continuada por outros, que hoje conta com 3500 peças. O edifício tem mais de 10.000m², portanto, podes bem reservar um dia inteiro para te deslumbrares por ali. Sabe todas as informações de que precisas no site oficial.
Turim é a capital do automóvel em Itália. Foi aqui que nasceu a FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino), marco da história do automóvel em Itália e no Mundo. Neste Museu, criado em 1932, podes ver mais de 200 modelos de automóveis de várias dezenas de fabricantes. No fim, ficas com uma perceção clara de como o automóvel influenciou a evolução da sociedade.
Esta era uma das principais entradas na cidade, nos séculos I e II. Porta Palatina deriva de “Porta Palatii”, que no dialeto daquele tempo significava a continuidade do Imperium Palatium, dos palatinos que governavam aquelas terras.
Se vais a Turim, não podes deixar de visitar a nova casa do nosso CR7. A cidade de Turim vive muito o futebol (à semelhança dos portugueses). Em todas as ruas vais encontrar uma manifestação de apoio à Juventus. No entanto, o estádio do clube é relativamente pequeno, alberga cerca de 41.400 pessoas. Podes fazer uma visita ao estádio e ao museu a partir de 22 €. Sabe mais sobre os bilhetes e horário no site oficial.
Turim é considerada a capital do gelato em Itália. A famosa Grom, que já está um pouco por todo mundo, incluindo em Lisboa, é natural de Turim. É nos arredores desta cidade que tem a quinta de agricultura biológica Mura Mura. Dizem os entendidos que é a qualidade das frutas provenientes desta quinta que dá o sabor tão especial aos gelados Grom. Para além desta gelataria, visita também a Venchi e a Roma gia Talmone. Haja apetite!
Se és apreciador de vinho, não deixes de saborear os vinhos da região de Piedmont, onde se localiza Turim. Para que vás um pouco mais informado, fica a saber que as variedades de uva características destes vinhos são a Nebbiolo, Barolo e Barbaresco. E deves esperar uma experiência completamente diferente da dos vinhos portugueses. Visita os bares mais famosos para tomar um copo de vinho na cidade, o Signorvino Torino e Zelli Wine Bar.
Turim é uma cidade muito fria no inverno. E ao longo do tempo, foram-se experimentado novas bebidas para aquecer e aconchegar nos dias mais frios. A maioria delas derivam do café, como é o caso do Bicerin. Esta é uma bebida tradicional da região do Piedmont, composta por três ingredientes gulosos: café, chocolate e creme de leite. ☕
Se gostas do tradicional cafezinho expresso, Turim é a cidade certa para o apreciares. Afinal foi aqui que foi inventada a primeira máquina de café expresso, em 1884, por Angelo Moriondo, um empreendedor da cidade. Experimenta o café de Turim numa das cafeterias históricas da cidade. Duas das mais recomendadas são a Al Bicerin e o Caffè Fiorio.
Em Turim, dividimos em 3 as zonas onde podes ficar hospedado: centro histórico, perto da estação de comboios (para o caso de quereres explorar regiões vizinhas) ou fora da cidade.
Ficar no centro histórico significa estar mais perto de tudo, mas abrir mão de mais alguns euros. Nesta zona, os alojamentos são, naturalmente, mais caros. No entanto, dedicares algum tempo a pesquisar, podes encontrar hotéis com uma boa relação qualidade preço, como é o caso do NH Torino Santo Stefano (4,5 estrelas no Tripadvisor).
Perto da Estação Torino Porta Nuova, onde podes chegar ou sair da cidade, para visitar regiões vizinhas, os viajantes recomendam o Hotel Astoria (3,5 estrelas).
Se preferires ficar mais afastado da zona central da cidade, sabe que aqui as opções de alojamento apresentam preços mais em conta. Além disso, em poucos minutos podes chegar ao centro da cidade, a pé ou de transportes públicos. Uma das opções que tens nesta zona é o Residenza dell’Opera.
Para conheceres melhor a cultura de Turim e conseguires as melhores dicas dos residentes na cidade, considera ficar num alojamento Airbnb.
Agora que já conheces os incontornáveis da cidade onde mora o Melhor do Mundo, passa pela nossa loja online e compra uma Soundbox igual à do Cristiano Ronaldo, para a viagem.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.