Reserva um lugar à janela. Este é o primeiro e mais importante conselho que te podemos dar num roteiro sobre Sydney. Acredita que a paisagem vai conquistar-te mesmo antes de tocares o chão australiano. Não é capital, mas é a cidade mais conhecida do país. Os ícones arquitetónicos, o estilo cosmopolita e as atrações naturais são o que mais caracteriza a cidade. Por isso, seja qual for o teu mood nesta viagem, vais tirar grande partido de Sydney.
Por ser um destino insular, as temperaturas são amenas todo o ano. Por isso, chinelos nos pés, óculos de sol na cara e vamos para Sydney! ✈️
Este é o edifício mais característico de Sydney, aquele que num jogo de sombras facilmente identificamos. A majestosa casa da Ópera de Sydney é património mundial da UNESCO e alberga salas de espetáculo, salas de cinema, salas de exposições e um restaurante. Vale a pena fazeres a visita guiada e se quiseres desfrutar ao máximo deste edifício icónico, assiste a um espetáculo. O ambiente e a acústica são incríveis. Quando passeares pelo porto de Sydney – Circular Quay, vais ter uma vista magnífica sobre este mítico edifício, completamente rodeado de água.
Tudo o que precisas de saber está no site oficial.
O segundo ícone mais conhecido da cidade, depois da Opera House. O arco de aço une as margens do Porto de Sydney e é o maior do mundo, com 134 metros de altura. A ponte tem duas linhas ferroviárias, oito faixas de rodagem e ainda uma pista pedonal e uma ciclovia. Os mais aventureiros, podem escalar a ponte, através do Bridge Climb. Aventuras-te? ⬆
Os 309 metros de altura da Torre de Sydney fazem desta estrutura a mais alta da cidade. É uma espécie de espinha dourada que se ergue a partir do agitado centro comercial CentrePoint e que te oferece a melhor panorâmica da cidade. Podes subir nos elevadores e apreciar a paisagem ou ganhar coragem para caminhar sobre um chão de vidro e fazer um verdadeiro Skywalk ao ar livre.
Ainda nas proximidades do porto da cidade, há um bairro histórico apelidado de The Rocks. É uma espécie de museu a céu aberto e conta a história da colonização da Austrália. Os colonizadores europeus chegaram em 1788 e deixaram as marcas pela cidade até aos dias de hoje: nas construções em pedra e tijolo, nas ruas em paralelo e de bares muito animados. Cada canto do bairro conta uma história, que vale a pena conhecer. Visita o site oficial e fica a saber tudo o que podes explorar nesta zona tão característica da cidade australiana.
Este é um mega centro comercial, construído em 1898 para substituir os mercados de Sydney. A construção seguiu um estilo arquitectónico românico que contrasta com os edifícios vizinhos no centro da cidade. São mais de 200 as lojas onde podes comprar todos os souvenirs que desejares. Ou então podes simplesmente admirar a beleza arquitetónica das fascinantes cúpulas e vitrais que compõem a estrutura.
É difícil escolher qual a melhor praia da cidade, por isso escolhemos a mais famosa. Bem-vindo à Boundi Beach. No idioma nativo da Austrália, Boundi significa “som das ondas a bater na areia”. Aqui os surfistas disputam a melhor onda e os banhistas o melhor metro quadrado na areia dourada. Se isto não são argumentos suficientes prepara-te para este: a temperatura da água ronda sempre os 21ºC. Consegues resistir a este convite?
Em Sydney não podes perder a mais fascinante experiência natural que a cidade tem para oferecer aos seus visitantes: a observação de baleias. A época ideal é entre maio a novembro. Podes apanhar um dos barcos que sai a partir de Circular Quay ou observá-las a partir de terra. Existem vários pontos desde os quais podes ver estes majestosos animais:
São um pequeno oásis no meio da agitação da cidade. Estes jardins, criados em 1816, tem mais de 30 hectares e diversos jardins temáticos integrados. Existe, por exemplo, um jardim dedicado às rosas, com perto de 2 mil rosas, denominado o Palace Rose Garden e um dedicado apenas a plantas raras e ameaçadas. A entrada é gratuita. Consulta todas as informações de que necessitas, no site oficial.
Se depois do passeio quiseres restabelecer energias, podes fazê-los nos cafezinhos ou nos restaurantes junto ao parque. ☕
Os australianos “atiram” tudo para a grelha. A expressão “Shrimp on the barbie” usada pela primeira vez num anúncio de turismo à Austrália é agora usada de forma cómica no país e revela essa característica gastronómica da cozinha australiana. Por isso, se vais a Sydney não podes perder o famoso “barbie”. Os foodies internautas sugerem o Dead Ringer.
Dizem que só depois de provares uma tarte de carne é que podes dizer que sentiste o sabor de Sydney. A receita é simples, mas pode variar consoante o estabelecimento. O que não pode mesmo faltar é a massa folhada, a carne picada e o molho. Estima-se que por ano se comam 300 milhões de tartes de carne na austrália. A população do país ronda os 24 milhões. Por isso, não é difícil perceber o quanto os australianos gostam desta iguaria. Não há unanimidade no que toca à eleição da melhor tarte em Sydney, mas um dos lugares mais famosos é o Sourdough Panini Bakery & Bar.
Já estavas a estranhar a ausência de peixe neste menu, certo? Pois aqui está ele. Nós conhecemo-lo por Perca-Grande, mas na língua indígena da Austrália é chamado de Barramundi. É o peixe mais popular por todo o país e pode ser cozinhado de diversas formas. O Searock Grill é um dos restaurantes de referência na cidade.
Só para perceberes a importância deste doce, fica a saber que é considerado “bolo nacional”. Prepara-te então para salivar: nada mais nada menos que um quadrado de bolo fofo, revestido com chocolate e coco ralado e no interior tem um creme, que pode ser de natas ou de morango. Espreita só as fotos da pastelaria Flour and Stone, onde há os melhores Lamingtons da cidade.
Se não conseguires ficar exatamente no centro da cidade, não te preocupes: Sydney tem uma excelente rede de transportes públicos. Por isso, procura o alojamento que mais se adequa ao teu gosto e orçamento. Depois é só procurar a estação de metro ou autocarro mais próxima, que não deverá estar muito longe.
Os internautas viajantes sugerem o Cambridge Hotel Sydney (4 estrelas no Tripadvisor) ou o The Mercantile Hotel (3,5 estrelas). Podes sempre procurar um alojamento no Airbnb.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.