Os dias começam a ficar mais curtos e frios, mas nem por isso menos interessantes. Prova disso são as dezenas de Festivais de Outono que acontecem pela Europa.
Visitar um destes festivais pode ser o pretexto que precisas para uma escapadinha de outono. Desde cerveja na Alemanha, especiarias em Espanha, música em Paris, cinema na Suécia a jazz na Finlândia, aqui estão 5 festivais que não podes perder na Europa este outono.
Na verdade, o Oktoberfest, em Munique, não é apenas um festival de cerveja. Mas sim um evento onde as pessoas se unem e se divertem. São 16 dias com música, jogos, carrosséis, tendas de cerveja e um desfile tradicional Bavário.
Se tiveres a sorte de poder experienciar um autêntico Oktoberfest, vais empanturrar-te de salsichas fumadas, carnes assadas, chucrute, pretzels gigantes e, claro, de cerveja. Mas, se queres mesmo entrar no espírito Bavário, não te esqueças de vestir um Lederhosen (para os homens) ou um Dirndl (para as mulheres) – as roupas tradicionais usadas por toda a gente nesta altura, e que tornam a experiência muito mais completa e divertida.
O festival começou dia 16 de setembro, mas só acaba dia 3 de outubro. A entrada é gratuita, quer no recinto quer nas tendas de cerveja, mas se quiseres reservar um lugar dentro de alguma tenda específica para jantar, tens de o fazer aqui.
Aqui está um guia com tudo o que sempre quiseste saber sobre o Oktoberfest (mas tiveste medo de perguntar). 🍻
Todos os anos, no último fim de semana de outubro, a cidade de Consuegra em Toledo, Castilla-La Mancha, realiza a Fiesta de la Rosa de Azafrán, em homenagem à flor que “nasce ao amanhecer e morre ao entardecer”. Este é um festival com centenas de pratos, todos com um ingrediente em comum: o açafrão.
O festival, realizado para coincidir com as datas em que as flores são colhidas, inclui espetáculos de folclore local, uma competição culinária e o evento mais emblemático do festival: as competições de colheita da flor que dá origem à especiaria, nas quais os participantes têm de extrair o máximo possível de açafrão.
A Paella, o prato mais famoso de Espanha, não seria o mesmo sem o açafrão que lhe dá, não só uma cor apetitosa, mas também o sabor característico.
Entre música pop, techno, house e indie, o Pitchfork, no Grande Halle de la Villette, em Paris, promete um outono agitado. Na edição deste ano vais pode assistir a concertos dos The National, Cigarettes After Sex, Run the Jewels, Jungle e muitos mais.
Mas não só de música se faz este festival. Vais também encontrar exposições de arte, fotografia, mercados de velharias, lojas pop-up de roupa e música.
O festival decorre de 2 a 4 de novembro e o bilhete diário custa 50 euros e o passe de 3 dias 110 euros.
Da música saltamos para o grande ecrã e chegamos à Suécia para o Festival de Cinema de Estocolmo. Com 27 anos de experiência, este festival continua a explorar e a promover os grandes realizadores de amanhã.
Francis Ford Coppola, Quentin Tarantino, Alejandro González Iñárritu e Ai Wei Wei são apenas alguns dos nomes que por aqui passaram.
Na edição do ano passado, foram apresentados mais de 200 filmes de 70 países diferentes, a mais de 140 mil visitantes, 450 jornalistas e 300 profissionais de cinema.
Este ano, o festival decorre entre 8 e 19 de novembro e, além das longas metragens, vai haver conferências, conversas com atores e realizadores e ainda after parties. O preço do bilhete básico para entrada no festival são 100 coroas suecas (cerca de 10,50 euros).
O programa deste ano ainda não foi lançado, mas garantimos-te que variedade e qualidade não vai faltar.
Regressa connosco à música, desta vez na Finlândia. Todos os anos, o programa do Tampere Jazz Happening leva a Oslo os maiores nomes do jazz moderno.
Este é um evento de quatro dias que é conhecido pela sua atmosfera acolhedora e pela apreciação generalizada do jazz contemporâneo. A qualidade dos programas valeu ao festival o prémio “Adventurous Programming” atribuído pelo European Jazz Network.
Os bilhetes podem ser comprados individualmente ou podes optar por comprar um dos passes. Podes ver todos os preços aqui. O cartaz é composto por artistas nacionais e internacionais, que prometem aquecer as noites frias do outono finlandês, entre 2 e 6 de Novembro.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.