Moscovo é uma cidade que te pode passar despercebida com facilidade quando pensas em cidades a visitar, apesar da sua importância mundial e riqueza histórica. Esta é a capital de um país que se divide em dois continentes e que se multiplica numa diversidade cultural estonteante. Moscovo surge cada vez mais e mais majestosa, à medida que a vais descobrindo. Por ser uma metrópole tão diferente e única, temos alguns conselhos a dar-te antes de fazeres as malas ✈️:
Agora que já tens uma mão cheia de dicas para aterrares bem preparado no coração da Rússia, anota os lugares a visitar:
Aqui a Rússia moderna conhece o seu passado. Isto, porque este espaço foi testemunha de muitos acontecimentos políticos e históricos do país. Hoje, considerada Património Mundial da UNESCO, esta praça é palco de muitos concertos e outras atrações culturais. Assim que pisares a praça, entenderás o peso histórico que tem e ficarás fascinado com a arquitetura nos edifícios que a rodeiam e tons, claro, na sua maioria avermelhados!
Não é apenas o centro mais importante de Moscovo, mas sim de toda a Rússia. Em cada cidade russa existe um Kremlin (que significa fortaleza), mas o de Moscovo, por causa da sua importância, é conhecido simplesmente como Kremlin. Este complexo fortificado é rodeado ao longo de 2,5km por muralhas e tem no interior cinco palácios e quatro catedrais. Anexadas às muralhas existem 20 torres. Uma das atrações é o Arsenal, onde estão guardados os tesouros acumulados pelos príncipes e Czares russos. Reserva um dia inteiro para visitares esta espécie de cidadela.
👉Compra os bilhetes antecipadamente no site oficial. O mais barato custa cerca de 250 rublos (3,30 euros, aproximadamente).
Podes nem saber, mas quando pensas na Rússia, uma das primeiras imagens que te ocorre é a de São Basílio. Aquele edifício com as abóbadas coloridas, sabes?! Parece saído de um conto de fadas? Pois, esse mesmo! Construída por Ivan, o Terrível, após sua vitória na batalha de Kazhan. A sua construção terminou em 1561. Uma das lendas mais conhecidas sobre São Basílio é que o Czar, super satisfeito com o trabalho final, mandou cegar o arquiteto responsável para que ele nunca mais pudesse construir algo semelhante. Já se percebe porque ficou conhecido como o Terrível, certo?
Sabias que os russos mantêm o corpo de Vladimir Lenine, o líder da Revolução Russa, embalsamado há mais de 90 anos? Pode parecer uma prática um pouco mórbida para nós, mas revela muito da cultura russa, que honra a sua história e antepassados. O mausoléu de Lenine é visitado por milhares de pessoas todos os meses. Encontra-se na Praça Vermelha.
É conhecido por ser uma escola de ballet de referência em todo o mundo, mas é também um imponente edifício da capital russa. Bolshoi significa “grandioso” em russo, por isso… Faz sentido. 😉 Terminou de ser construído em 1825 e acolhe espetáculos de ópera e ballet. Não deixes de assistir a um dos espetáculos a decorrer nesta sala emblemática, quando estiveres na cidade. 👉 Vê toda a programação aqui.
Sabes aqueles parques da cidade super agradáveis onde há desporto, pic-nics, concertos, esplanadas em cada canto? Tal e qual! 🍃 O Parque Gorky fica numa das margens do rio Moscovo, que cruza o coração da capital russa. E tem sempre muito ritmo nos seus mais de 100 hectares. No inverno, instala-se uma pista de gelo e barraquinhas de bebidas quentes um pouco por todo o parque. 🚉 Para chegares aqui, deves sair na paragem Oktyabrskaya (linhas 5 e 6) ou Parque Kultury (linha 5).
Stroganoff
Sim, com um “a”. É assim que se escreve em russo. 😜 É quase obrigatório comeres stroganoff no país de onde a receita é original. A receita que vais provar em Moscovo é um pouco diferente de todas as versões que já possas ter provado: a carne é sempre bovina e o molho é feito com natas, mas cada estabelecimento tem o seu segredo. Dizem os foodies que os melhores stroganoffs de Moscovo se comem no pitoresco Café Pushkin (que na verdade é o mais conhecido da cidade, graças à decoração peculiar, que te transporta para a época dos czars) e no estonteante O2 Lounge, que te oferece uma vista magnífica sobre a cidade.
Blini
Fácil de dizer, certo?! Ainda bem, porque é possível que recorras a esta opção muitas vezes durante a tua viagem. O blini é uma espécie de panqueca, que normalmente se recheia com caviar. Mas há outras opções mais básicas, como queijo, presunto ou compotas (na versão doce). Podes comprar numa das barraquinhas de street food e comer pela cidade. É muito prático e barato. 😉
Borscht
Para os dias em que queres alguma coisa mais saudável, mas característico, sugerimos-te a sopa Borsch. A uma sopa vermelha, em que a base é sempre de beterraba, repolho, batata, cenoura, pepino, tomate, cogumelos e carne. Pode ser complementada com vinagre ou sumo de limão e acompanhada com creme de natas, puré de batata ou kasha (uma espécie de papa de cereais). Esta é uma sopa característica dos países de leste. Os invernos rigorosos, obrigou à adaptação de uma sopa nutritiva, feita com produtos que se conservassem mais tempo, como a beterraba. Há vários países fronteiriços da Rússia que reclamam a autoria desta sopa.
Um dos lugares de referência para provares esta maravilha em Moscovo é o Cafe Kusochki.
Todos os viajantes são unânimes: apesar do metro ser muito eficiente (e as estações verdadeiras galerias de arte), deves optar por caminhar pela cidade, para que possas absorver toda a sua majestosidade. Por isso, escolhe um alojamento que fique perto das principais atrações. Deixamos-te algumas sugestões:
Agora que leste os melhores conselhos para visitar Moscovo, compra uma mala à medida da beleza desta cidade, na loja online da American Tourister.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.