A uma hora e meia de voo de Lisboa e duas do Porto, uma Madeira e um arquipélago que é uma forma de transmissão de mensagens.
Vilas tranquilas e tradicionais, ligadas por trilhos de natureza dentro como florestas e flores subtropicais recebem os visitantes com o sotaque típico e inesquecível. Foi a peculiaridade que conquistou um prémio de Melhor Destino Insular do Mundo, pelos World Travel Awards , em 2015 e 2016.
O arquipélago é composto por sete ilhas e 17 ilhéus. Como ilhas da Madeira, um maior e Porto Santo são como únicas habitadas. Há outros dois grupos de ilhas, desabitadas, que podes visitar de barco, como Desertas e as Selvagens. Queres mergulhar nesta aventura?
Seja qual for a duração da tua viagem, existe uma mão cheia de lugares que não podes deixar de visitar.
A ilha da Madeira não tem muitas praias, mas aqui podes aproveitar como piscinas para as rochas vulcânicas, que permitam o mergulho em segurança, mesmo não rebentar das ondas.
Uma levada e um curso de água artificial criado, originalmente, para transportar água das chuvas para os campos agrícolas. Recomendamos-te a levada das 25 fontes, por ser um acessível e percorrer um caminho com paisagens maravilhosas até à cascata das 25 fontes, que lhe dá o nome.
Em Santana vais descobrir como conhecidas casinhas da Madeira, assim como os fabulosos jardins. Aproveita para tirar fotos para compartilhamentos nas redes sociais, num dos lugares mais icónicos da ilha.
Estes são os dois pontos mais altos da Madeira e estão ligados por um trilho pedonal. São 7 km de caminhada, com túneis, escadas e ladeados de precipícios que podem assustar. Entregaste à adrenalina?
Porto Santo é a segunda maior ilha do arquipélago e, a partir da Madeira, podes chegar de avião ou de barco.. Aqui, a maior atração são as paisagens, os miradouros e as veredas. Por isso, prepara o teu calçado mais confortável! Aponta: miradouro da Portela e miradouro do Pico do Castelo. Por fim, não deixes de dar um mergulho na praia do Cabeço da Ponta.
Imagina só: bolo do caco, com manteiga de alho e um generoso bife! Já estás com água na boa? Passa pelo Faísca, em Ribeiro Frio, um dos mais recomendados na ilha.
Para um petisco ao final de tarde, não percas as lapas da ilha e acompanha-as com uma cerveja Coral bem fresca.
Para sobremesa, não deixes escapar o bolo de mel, muito típico da Madeira. Delicia-te também com as frutas tropicais: anona, pitanga, banana, araça, tabaibo. No Mercado dos Lavradores podes provar algumas frutas gratuitamente.
A icónica Poncha da Madeira não pode ficar no copo. Esta bebida surgiu pela necessidade dos pescadores se aquecerem nas noites frias, mas hoje é uma bebida omnipresente em todos os bares do arquipélago e já é conhecida além fronteiras. A receita é muito discutida. Diz-se que a original é feita com aguardente de cana (ou seja, rum), açúcar e limão, mas a mais generalizada, conhecida pela “regional”, é feita com o rum, limão (e laranja, em alguns casos) e mel – de cana ou de abelhas. Cada estabelecimento com a sua receita, mas deixamos-te três dos mais recomendados: a Taberna da Poncha, na Ribeira Brava, As Vides, em Câmara de Lobos e a Venda Velha, no Funchal.
A Madeira é muito tranquila e tem um ritmo próprio, apesar de estar muito bem preparada para o turismo. Por isso, podes encontrar diversas opções de alojamento muito caracterizadas e tradicionais.
Caso optes por ficar no Funchal, um dos mais recomendados é o Belmond Reid’s Palace, que conta com 5 estrelas nas cotações do Tripadvisor. Muito perto da praia e com 4 conquistadores hectares de jardins tropicais, este hotel faz jus às paisagens onde está inserido.
Em São Vicente, os turistas recomendam o Solar da Bica (4,5 estrelas no Tripadvisor), um alojamento local muito acolhedor e tranquilo, onde podes optar por quarto ou apartamento. Em Porto Moniz, o Aqua Natura Madeira (4,5 estrelas no Tripadvisor) é um dos hotéis de referência. Este hotel é um minuto da praia e oferece uma vista deslumbrante para o oceano.
Para um alojamento ainda mais personalizado e familiar, pesquisa como diversas opções não Airbnb .
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.