
A Índia pode ser um mundo à parte, para quem não estiver preparado. Só quem já lá esteve, a viajar de forma independente, consegue perceber o agridoce que é este país. Há quem seja apaixonado, há quem jure nunca mais lá voltar, mas não existe ninguém que fique indiferente à Índia.
As dicas desta semana são em modo glossário. Isto porque há termos que são usados na Índia e que não têm uma tradução para inglês. Aqui estão alguns dos mais importantes, mas existem muitos outros.
- Ashram: é um edifício sagrado, como um mosteiro, onde é muitas vezes possível dormir ou fazer retiros. Num Ashram vive uma comunidade espiritual que segue um guru espiritual. Ficar alguns dias num Ashram faz parte da experiência de viagem na Índia;
- Auto Rickshaw: é o transporte mais comum e usado na Índia. É conhecido por cá como Tuk-Tuk (nome que veio da Tailândia). Basicamente é uma motorizada com três rodas e uma cabine para o transporte de passageiros. É a forma mais barata de percorrer distâncias curtas.
- Thali: trata-se de uma bandeja de metal ou de uma folha de bananeira, onde são servidos vários pratos indianos, pickles, arroz, “pão” e, por vezes, sobremesa. É a refeição mais comum e barata na Índia e pode-se repetir as vezes que se quiser. Há restaurantes que servem exclusivamente este prato. No sul é conhecida como “meal”.
- Chapati: é o pão mais tradicional, que acompanha a maior parte das refeições. Mas existem muitos outros: Naan, Roti, Paratha, Poori, Papadam,… São todos deliciosos e uns são mais típicos de uma determinada região do que outros.
- Dosa: Crepe que costuma ser acompanhado por Sambar (prato indiano) ou Chutney (molhos).
- Idli: Típico ao pequeno-almoço, é uma espécie de bolo com farinha de arroz.
- Lassi: Bebida à base de iogurte.
- Chai: Chá típico indiano, com leite, açúcar e especiarias.
- Dhoti: é uma roupa tradicional usada ainda hoje em dia por alguns homens na Índia. Trata-se de um pano que se enrola à volta da cintura, como se fosse uma saia. Tem duas posições: até aos pés, ou dobrado a cima dos joelhos;
- Sári: é o traje tradicional feminino indiano. É composto por um lenço com vários metros que se enrola de uma forma especial, ao corpo. Usa-se com uma blusa e uma saia interior. Dependendo das regiões ou dos propósitos, há diferentes formas de vestir.
- Kurta: é uma túnica usada tanto por homens como por mulheres. Veste-se por cima das calças e as mulheres costumam usar com um lenço, a combinar. É o que estou a vestir nesta fotografia. Existe também a Kurti, que é mais curta e justa do que a Kurta.
Para a semana as dicas são sobre cuidados a ter na Índia. Fica atento!
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.