
Chian Mai e Chiang Rai são duas regiões imperdíveis na Tailândia e que merecem mesmo ser exploradas, segundo a Diana, do blog ILoveBio. As dicas desta semana são, pois, para quem quer explorar o norte da Tailândia:
- Como chegar? Muito fácil, ou de comboio de Bangkok para Chiang Mai – durante a noite, dorme-se lindamente e poupa-se uma noite de hotel – ou então de avião – não é caro, é rápido e há vários aeroportos por todo o país. Para Chiang Rai, existem autocarros de Chiang Mai, que fica a algumas horas de viagem, e é também possível ir de avião.
- Quanto tempo ficar? Tudo depende, claro, do tempo disponível. No mínimo 3 noites em Chiang Mai e 3 noites em Chiang Rai. Mas, claro, o ideal é ir sem tempo e desfrutar até mais não.
- Atividades imperdíveis: fazer um workshop de cozinha Tailandesa, 1 ou 2 dias de trekking, dormir numa aldeia de uma tribo nas montanhas, visitar um centro de proteção aos elefantes (e dar-lhes banho), visitar Wats (templos budistas), fazer um retiro com os monges da floresta para quem quiser aprofundar a prática de meditação, fazer actividades radicais em parques aventura, mergulhar nas cachoeiras, desfrutar de uma massagem Tailandesa, aproveitar para comprar souvenirs nos mercados de fim-de-semana e noturnos…
- Dica: No Doi Suthep, o templo no alto da montanha em Chiang Mai, não deixar de visitar o serviço Monks Talk e conversar com algum tempo com um monge. Este é um programa que incentiva os monges a aprenderem mais sobre outras culturas e a praticarem inglês e que dá a oportunidade aos turistas de ficar a saber mais sobre budismo e sobre o dia-a-dia dos monges. Todas as perguntas são permitidas (e os monges também fazem muitas!).
- Atenção: Os elefantes são bastante explorados e mal tratados, quer em Chiang Mai, quer em Chiang Rai. É importante que se escolha bem com quem se faz as atividades relacionadas com estes animais. Há várias centros e santuários de proteção animal, mas existe também alguma publicidade enganosa.
- O que comer? Comer na rua, com cuidado claro, nas barraquinhas onde os locais comem. A comida é deliciosa e muito barata. Jantar nos mercados noturnos pode ser muito animado. Almoçar um Pad Thai numa folha de bananeira, cozinhado em bambu, é incontornável.
- Quando ir? De Fevereiro a Maio é a Smoky Season, por isso é de evitar completamente visitar estas regiões nessa altura, sendo que os piores meses são Março e Abril. O ar pode estar tão pesado, com o fumo das queimadas, que, para além de não existir visibilidade, é prejudicial para a saúde. De Junho a Outubro são as épocas das chuvas (monções) por isso também é de evitar. Novembro, Dezembro e Janeiro são os meses ideais.
O norte da Tailândia é excelente para visitar após Bangkok – é como uma lufada de ar fresco – e antes de uma ida para as ilhas paradisíacas do sul. Imperdível! Para a semana, as dicas continuam, desta vez sobre a Índia.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.