Já alguma vez estiveste num sítio tão especial que quiseste gritar ao mundo o quão incrível foi? Os Açores estão no top 5 dos melhores destinos europeus de 2017 e no Top 10 dos destinos a visitar em 2017, segundo o ranking divulgado pelo Lonely Planet.
Se isto não são razões válidas para decidires já, depois de veres estas fotografias vais querer embarcar de imediato.
Uma dica: Caminhar é a melhor forma de conhecer as várias ilhas do arquipélago, no entanto, é aconselhável o aluguer de um carro, para que possas percorrer as distâncias mais longas de uma forma prática e flexível. Entre ilhas, podes viajar em voos domésticos ou de barco.
Em São Miguel, não podes perder o Miradouro da Grota do Inferno, junto à lagoa do Canário. Neste Miradouro vai ser difícil focares a tua atenção, pois vais ter uma vista panorâmica para a Caldeira das Sete Cidades, com as Lagoas Azul, Rasa e de Santiago e ainda para a imponente Grota do Inferno.
Ainda na zona da Lagoa das Sete Cidades, podes aventurar-te numa caminhada a partir do Miradouro da Vista do Rei. O nome deve-se ao facto do Rei D. Carlos e Rainha D. Amélia terem parado naquele lugar para se deliciarem com os contrastes de cores que a paisagem oferece: verdes e azuis, numa conjugação maravilhosa.
As ilhas do grupo central oferecem uma atividade invulgar e que distingue este destino de outro qualquer: a observação de baleias e golfinhos. Seja em que altura do ano for, há sempre descobertas a fazer e em 98% das saídas ao mar, é possível avistar estes animais marinhos . Alguns operadores comprometem-se mesmo a devolver o dinheiro do bilhete, caso não haja avistamentos.
Na Terceira, há História para descobrir. Angra do Heroísmo, Património Mundial pela UNESCO, foi, em tempos, um ponto de paragem e abastecimento entre África, Europa e América. Já no Faial, não percas mais uma invulgar manifestação da Natureza: o vulcão dos Capelinhos, já extinto e com paisagens fantásticas.
Na Ilha das Flores, deixa-te conquistar pelas paradisíacas cascatas naturais e lagoas que resultaram das atividades dos vulcões.
Ir aos Açores e não provar o cozido das Furnas é como ir a Roma e não ver o Papa. Este é um dos pratos mais típicos que vais ter a oportunidade de provar aqui. O cozido é feito nas caldeiras naturais da Lagoa da Furnas e é esse o grande segredo para o seu sabor. Em cada esquina vais encontrar um lugar onde fazem o cozido das Furnas, mas um dos mais recomendados é o Tony’s, onde convém sempre reservar mesa.
Não percas a oportunidade de provar também a alcatra, um prato forte e típico da ilha Terceira, feito com carne de vaca e toucinho. A alcatra é cozinhada lentamente num tacho de barro, para apurar bem e espessar o molho. Experimenta este prato no Ti Choa, na Terceira.
Outra iguaria de comer e chorar por mais são as queijadas de inhame. O inhame é um tubérculo que acompanha doces e salgados, mas é nas queijadas que faz mais sucesso. Prova-as no Louvre Michaelense, em São Miguel.
E do bolo lêvedo, já ouviste falar? É um pão redondo e achatado, ligeiramente doce, também muito típico dos Açores. Passa pela Casa Glória Moniz, também nas Furnas e delicia-te.
O primo do bolo lêvedo é o bolo de milho, mais famoso na ilha do Pico. É um pão redondo e achatado, tal como o bolo lêvedo, mas é feito com farinha de milho. Visita o restaurante A Parisiana, na ilha do Pico, onde o bolo de milho é um dos petiscos mais apreciados. Para sobremesa, pede ananás, afinal, estás na terra deste fruto naturalmente coroado.
Não vás embora sem visitar a fábrica da Gorreana, em São Miguel, e provar um chá. Tens a oportunidade de ver todo o processo, desde a plantação das folhas de camélia até à selagem dos pacotes coloridos.
Se pernoitares em São Miguel, fica na Quinta do Bom Despacho, cotado com 5 estrelas no Tripadvisor. Fica a 2 km do centro de Ponta Delgada e é um lugar muito tranquilo e familiar.
Se a tua estadia for na Terceira, sugerimos-te o Terceira Mar Hotel (4 estrelas no Tripadvisor). Mesmo ao lado da praia, a relação qualidade/preço deste alojamento vai merecer a tua atenção.
Em todas as ilhas existem várias opções de alojamento, entre Pousadas da Juventude, parques de campismo e hotéis. Visita ainda a plataforma Airbnb e o site oficial do Turismo dos Açores antes de marcares o teu alojamento.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.