Também és daquelas pessoas que, logo a seguir ao Halloween, começa a cantarolar músicas de Natal, a ver as maratonas de Sozinho em Casa e a espalhar decorações de Natal pela casa? Então temos um convite para ti: guarda esses planos e parte à descoberta dos melhores mercados de Natal da Europa.
Desde o presépio vivo em Zagreb, à árvore de Natal gigante em Estrasburgo, a um Natal medieval em Praga e um tecnológico em Budapeste ou a um Natal branco em Helsínquia e outro com um clima mais ameno na Madeira, temos 8 sugestões para ti.
Zagreb – O melhor mercado de Natal na Europa em 2017

Em Zagreb, não há metro quadrado que escape às celebrações, às luzes, aos cânticos ou simplesmente a cheirinho de bolos e bebidas típicas de Natal. Por isso, não é surpresa nenhuma que seja considerado o melhor mercado de Natal da Europa em 2017.
Quando?
De 2 de dezembro de 2017 a 7 de janeiro.
Não podes perder:
- A Praça Central, Trg bana Josipa Jelačića (tenta lá ler isso com um sotaque croata ). Aí vais encontrar a fonte Manduševac, (toda iluminada nessa altura do ano) e uma pequena “floresta” coberta de neve, que trazem toda a magia do inverno à praça, onde centenas de pessoas passeiam e saboreiam as tradicionais salsichas e o vinho quente.
- A Praça Europeia, onde há concertos e exposições todas as noites, num mood Natalício mais urbano e contemporâneo.
- A 500 metros, no jardim Zrinjevac tens barraquinhas com artesanato e milhares de luzes de Natal.
- No extremo desse jardim, vais encontrar a Praça do Rei Tomislav, com uma pista de gelo ❄, onde podes soltar o misto de patinador artístico e dançarino de break dance que há em ti.
- No ponto mais alto de Zagreb, junto à Catedral (que também merece a tua visita), maravilha-te com a complexidade do presépio vivo e claro, com a vista sobre a cidade pontilhada de luzes.
- Não percas a oportunidade de conhecer melhor a capital croata e faz o Zagreb Christmas Carol, um walking tour feito pelas ruas antigas da cidade e que só se faz nesta altura do ano.
Estrasburgo – O tetravô dos mercados de Natal na Europa

Se há cidade onde o mercado de Natal já tem barbas brancas, é Estrasburgo. O Christkindelsmärik chegou à cidade em 1570. O ambiente de generosidade que se vive nesta altura do ano em Estrasburgo é o que mais caracteriza este mercado.
Quando?
Entre 24 de novembro e 30 de dezembro.
Não podes perder:
- Grand Sepin: a Grande Árvore. Tem 30 metros e é o símbolo do Natal de Estrasburgo. Fica no coração da cidade, na Place Kléber e cria um cenário mágico. Junto à árvore há uma placa que diz “Estrasburgo, Capital do Natal”, prontinha para todas as fotografias que vais tirar!
- Na Place Gutenberg há uma tradição que revela quão acolhedor é o povo de Estrasburgo: aqui instala-se a vila do país convidado, que, este ano é a Bélgica.
- Place d’austerlitz. Aqui vais experimentar as maravilhas gastronómicas típicas da região da Alsácia. Le marché des délices de Noël d’Alsace – é o nome do mercado de onde vais sair a rebolar. Anota aí: Kougelhof, Strudel, Bredle e claro, vinho quente.
- Esta deve ser uma das tradições mais antigas e também das mais bonitas. O Le Village du partage, que quer dizer “mercado da partilha” é uma tradição em que os habitantes da cidade devem deixar debaixo da árvore de Natal gigante um presente para os mais desfavorecidos.
Tallin – Um Natal dos contos de fadas

Coberta de neve na época natalícia, Tallin parece saída de um conto de fadas. Além disso, este mercado de Natal conta com a participação especial da figura mais famosa da quadra: o Pai Natal.
Quando?
Entre 18 de novembro e 7 de janeiro.
Não podes perder:
- Pai Natal na Town Hall Square, a principal atração do mercado de Natal de Tallin.
- A Praça Central da cidade velha, património mundial da UNESCO, fica toda iluminada. E os concertos de coros que ali decorrem são de arrepiar!
- A Raekoja plats, mesmo ao lado da Town Hall Square, enche-se de barraquinhas de artesanato. Os chapéus de palha e as imagens talhadas em madeira são os produtos mais vendidos e apostamos que vais querer trazer uns quantos destes na mala!
- Kringel, uma espécie de pretzel típico da Estónia e que não podes ir embora sem provar.
Praga – Um mercado de Natal mais familiar

O estilo medieval de Praga, mesmo com as luzes de Natal, não passa despercebido. O mercado de Natal é conhecido por ser mais familiar e conta com tudo a que temos direito: árvores de Natal, luzes, doces e muito artesanato.
Quando?
Entre 2 de dezembro e 6 de janeiro de 2018.
Não podes perder:
- A Praça Wenceslao, praça central da cidade velha de Praga, tem muita importância histórica para o país. Nesta altura do ano, tem movimento de manhã à noite e está repleta de barraquinhas de comida e artesanato.
- A árvore de Natal é trazida, todos os anos, das Montanhas Krkonose, onde está o ponto mais alto da República Checa.
- A gastronomia é uma atração importante. Não podes voltar sem provar o tradicional trdlo, que é, literalmente, um bolo no espeto. Vale pelo conceito e pelo sabor! Acompanha com svařené víno (é assim que podes pedir “vinho quente”) ou medovina (um típico licor de mel).
- Experimenta também o Becherovka, um licor tradicional. Os checos garantem que este sabe exatamente como o próprio Natal.
Budapeste – Um Natal muito à frente

Na capital húngara celebra-se o Natal com um mercado amigo do ambiente e da tecnologia. Aqui o Natal é muito !
Quando?
De 10 de novembro a 1 de janeiro
Não podes perder:
- Tudo acontece junto à Basílica de São Estevão.Todas as noites, a Basílica fica iluminada com luzes de Natal e, este ano, conta até com um espetáculo de videomapping na fachada. O mix perfeito entre o clássico e o contemporâneo.
- Na Praça de São Estevão, mesmo em frente à Basílica, instalam-se as barraquinhas de artesanato, de comida e uma pista de gelo. ❄️
- Mas é nas opções sustentáveis que este mercado mais se destaca: há uma grande sensibilização ecológica durante os dias do mercado, a loiça é biodegradável, as luzes são LED e o gelo da pista de gelo não é feita de água, mas de um material especial e eco-friendly.
Colónia – O mais antigo e característico da Alemanha

O mercado de Natal mais característico do país e uma espécie de fusão entre o melhor do passado e do presente.
Quando?
Entre 27 de novembro e 23 de dezembro.
Não podes perder:
- Começa pela Kölner Dom, a catedral de duas torres, cuja fachada dá um ar muito místico ao mercado.
- As barraquinhas instalam-se ao longo da Domplatz, a praça central da cidade. Muitas têm o selo de comércio justo e de produtos orgânicos.
- Não deixes de provar as tradicionais e maravilhosas maçãs assadas aromatizadas e as típicas amêndoas torradas.
- De recordação traz um típico Räuchermännchen – um boneco de madeira, feito à mão, que tem um cachimbo na boca e representa os trabalhadores daquela região da Alemanha: soldados, mineiros ou guardas florestais.
Helsínquia – O caloroso mercado vestido de neve

O cenário deste mercado é digno de um postal. A neve é sempre a primeira a chegar e ainda bem, porque sem ela não era a mesma coisa. Este mercado vive-se na rua mas sempre com uma bebida quente na mão. Os 10ºC negativos justificam facilmente esse fenómeno.
Quando?
Entre 15 e 22 de dezembro.
Não podes perder:
- Alekansterinkatu (o truque é ler sílaba a sílaba ) é a avenida oficial do Natal em Helsínquia. A decoração urbana é impressionante, especialmente em conjunto com a neve.
- Claro que, com tanto frio, também não podia faltar uma pista de gelo. Fica na Railway Station Square e é uma das grandes atrações.
- Entre as bebidas quentes que mais se consomem nesta época, está o Glögi. É uma mistura de vinho tinto quente, com amêndoas, passas e vodka.
- A Tiernapojat (meninos-estrela, em tradução literal) é uma tradição finlandesa, inspirada na história dos três reis magos, que se mantém muito viva.
Madeira – O mercado que leva a tradição noite adentro

O Natal na Madeira vive-se de uma forma muito alegre e, de alguma forma, boémia. Aproveita para descobrir a ilha com este encanto especial. Big bónus: por ser uma ilha localizada na região subtropical, as temperaturas são relativamente amenas nesta altura do ano.
Quando?
Entre 1 de dezembro e 7 de janeiro de 2018.
Não podes perder:
- É na Avenida Arriaga, coração da cidade do Funchal, que as luzes mais brilham e é também aqui onde as pessoas se reúnem para passear ao final da tarde e noite.
- A Festa da Noite do Mercado é o ponto alto do mercado de Natal na Madeira. Acontece na noite de 23 de dezembro e prolonga-se até de madrugada, no Mercado dos Lavradores. As pessoas juntam-se para cantar e dançar músicas de Natal. Os bares servem bebidas típicas e há ainda quem faça compras de última hora no comércio tradicional.
- Se ainda não conheces a famosa Poncha da Madeira, não podes perder a oportunidade de experimentar. Acompanha com uma bela sandes de carne de vinha d’alhos.
- Outra tradição que não passa despercebida no Funchal são as “missas do parto”, que se celebram de madrugada e seguem-se de cânticos em “despique”, regadas com “mata-bicho”, que é como quem diz aguardentes, licores, broas e bolos típicos.
Antes de ires de viagem, oferece um presente de Natal a ti próprio, passa pela nossa loja online da American Tourister e compra a tua mala de viagem favorita!
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.