Fala-se de ilhas e imaginamos diversão, liberdade, descanso, refúgio, ambiente tropical, praia e pele bronzeada. É inevitável! Talvez por isso se tornam tão desejadas!
As marcas do bronzeado desaparecem, mas as memórias de férias nestes lugares fabulosos duram para sempre!
Já é oficialmente Verão e só consegues pensar nos teus dias de férias em praias de sonho? Descobre connosco algumas das ilhas mais apreciadas pelos viajantes:
Ilhas de Portugal
Começamos com as nossas ilhas. Mas não conseguimos escolher entre o arquipélago dos Açores e a Madeira, muito menos entre ilhas. It’s on you!
Açores
Se procuras natureza, no seu estado mais puro e genuíno, viaja até aos Açores. Aqui onde viverás uma verdadeira aventura de ilha em ilha.
Prepara-te para as paisagens arrebatadoras, como a do Miradouro da Grota do Inferno, em São Miguel, ou o Vulcão (adormecido) dos Capelinhos, na Ilha do Faial. Mas mais do que as registares em fotografias, grava-as na memória. Vai com tempo para absorveres toda a natureza que estas ilhas têm para oferecer!
Madeira
Já na Madeira, encontrarás um destino mais turístico, mas cheio de personalidade.
Das paisagens aos sabores, a Madeira vai conquistar-te de uma forma muito peculiar! Não deixes de mergulhar nas piscinas naturais de Porto Moniz, caminhar a par de uma levada e tirar umas selfies ao lado das casinhas de Santana.
Palma de Maiorca, Espanha

A maior das ilhas Baleares espanholas tem muito mais para oferecer para além das praias espetaculares, maravilhosas, inesquecíveis, paradisíacas… Bem, como estávamos a dizer: há toda uma riqueza natural e cultural para descobrir em Palma de Maiorca.
- Cuevas del Drach. Não percas oportunidade de visitar as 4 grandes grutas, na localidade de Porto Cristo. Formadas graças à ação do Mar Mediterrâneo, estas grutas albergam um grande lago subterrâneo.
- Valldemossa e Fornalutx. Pequenas povoações localizadas na Serra de Tramuntana, que parecem saídas de um pequeno conto de fadas. Merecem o teu passeio a pé pelas ruas características.
- Museu da Fundação Pilar i Joan Miró. Neste museu podes ver algumas das pinturas e esculturas, assim como alguns dos ateliers do pintor. Miró passou os seus últimos anos em Palma de Maiorca.
- Catedral. Conhecida também por “Le Seu”, a catedral maiorquina é um majestoso edifício gótico, que teve também a intervenção de Antoni Gaudí.
Sardenha, Itália
A Sardenha é a segunda maior ilha do Mediterrâneo. Tem uma água azul-turquesa mais transparente do que podes imaginar, mas não tão quentinha como esperas. Muitos turistas apontam a temperatura da água como a única desvantagem deste destino de sonho. Mas para que não fiques só na praia, aponta já alguns lugares que tens que visitar:
- A subida Farol Cabo Caccia é um desafio que tens que enfrentar com bravura. Até porque depois da subida, vão incentivar-te a desceres até à Gruta de Neptuno. No total, são 640 degraus que separam estes pontos.
- Visita os Nuragues pré-históricos no interior da ilha. São vestígios arquitetónicos da presença de várias civilizações na Sardenha.
- Faz um passeio de barco pelas várias praias. Não te assustes por causa do preço, porque, apesar de esta ser uma ilha muito apreciada pelos VIPs e isso fazer com que parece muito cara, podes alugar um barco a partir de 40 euros.
Santa Lúcia, Caraíbas
Ao imaginar Santa Lúcia podes incluir: praias com palmeiras , montanhas de origem vulcânica ⛰ e miradouros incríveis . A ilha é muito fotogénica pelas suas paisagens e considerada, também por isso, um destino muito romântico. Há quem defenda que a ilha deve ser explorada do interior para o exterior. Seja qual for a tua escolha, não deixes de passar por aqui:
- Diamond Botanical Garden. Tens de percorrer alguns kms até chegares a este jardim estonteante, mas o ambiente tropical e a diversidade de espécies que lá vais encontrar valerão bem a pena o esforço.
- Parque Nacional Pigeon Island. Este parque é mais uma espécie de museu ao ar livre, em que podes encontrar a história dos nativos e dos colonizadores indianos e britânicos da ilha.
- Depois de teres explorado o interior da ilha, não percas as praias de areia escura e as estâncias hidrominerais junto ao mar. Perfeitas para entrares a % em modo RELAX.
Bali, Indonésia
Dispensa apresentações. É a “Ilha dos Deuses”, a ilha das ilhas. Bali foi considerado o melhor destino do mundo em vários rankings, como o Travelers’ Choice Awards 2017 do TripAdvisor. Das praias fenomenais, aos templos cheios de significado e as paisagens de tirar o fôlego, há um universo cativante à tua espera em Bali. Vens?
- Templo de Uluwatu. Este templo é um dos mais visitados da ilha. Fica à beira de um penhasco e é um lugar místico para desfrutar de um final de tarde diferente.
- Monkey Forest. Em Ubud, esta floresta faz as maravilhas dos visitantes. São mais de 700 macacos que passeiam entre mais de 186 espécies de árvores, em 12,5 hectares de floresta.
- Praias e surf. Bali é o paraíso dos surfistas. Mesmo que não saibas surfar, este pode ser um bom lugar para aprenderes, tens é que escolher a praia certa, porque algumas só são recomendadas a profissionais. Se o surf não é, de todo, a tua onda, aproveita as praias fantásticas à tua maneira.
Ilhas Yaeyama, Japão

Entre as mais de seis mil ilhas do Japão, as Yaeyama são uma espécie de paraíso por descobrir. Os viajantes descrevem este destino como como “muito genuíno”. A beleza natural, a harmonia das construções típicas, a gastronomia… Tudo faz crer que entras num verdadeiro “Jardim do Éden”. Cada recanto das seis ilhas merece a tua visita. Mas estes são os lugares que não podes mesmo falhar:
- Ishigaki. Esta é a ilha principal, onde encontras as melhores infraestruturas e a partir da qual podes visitar as restantes. Anota isto: a baixa poluição luminosa permite que consigas observar mais de 86 constelações. É uma das atividades mais apreciadas da ilha.
- Kabira-wan. É um dos pontos turísticos mais apreciados em Ishigaki. Apesar de não ser permitido o mergulho nesta baía, deves entrar a bordo de uma das embarcações de chão de vidro, que levam os turistas a observar os recifes de coral estontentes no fundo do mar.
- Iriomote. Esta é das ilhas mais pequenas e a mais diferente de todas. 90% do território está ocupado com floresta densa semi-tropical, onde vivem animais selvagens. No entanto, há passeios organizados para que possas visitar a ilha em segurança.
Taiti, Polinésia Francesa
Taiti é a ilha mais importante das 118 que compõem a Polinésia Francesa. É a única com aeroporto internacional. E aqui, a herança do povo polinésio é muito bem preservada. Podes aprender as danças dos nativos , comprar artesanato e apreciar as flores e a vegetação tropical, exótica e rara. Mas é o mar que oferece a maioria das atrações da ilha. Mergulhas nesta aventura?
- Overwater Bungalows. Para que a experiência seja completa, procura ficar alojado num dos bungalows construídos sobre a água. Já te estás a imaginar a adomecer e a acordar com aquela transparente à porta?
- Papeete. Não deixes de visitar a capital da Polinésia Francesa. Aqui podes fazer programas diferentes e super interessantes, como mergulhar para ver de perto o cultivo das ostras.
- Museu Paul Gauguin. Nesta ilha, podes visitar o museu de Gauguin. Sabias que a obra de arte mais cara de sempre é da autoria deste pintor? Um argumento de peso para visitares este espaço!
Ilha de Lord Howe, Austrália
No mar da Tasmânia há uma ilha de origem vulcânica, que se formou há milhões de anos, e que é Patrimómio Mundial da UNESCO. Uma espécie de refúgio paradisíaco, a ilha de Lord Howe é um verdadeiro convite para deixares a muitos quilómetros de distância o stress do dia a dia. Aceitas?
- Ecossistema único. Observar a biodiversidade da ilha é, por si só, uma atividade de interesse. Com apenas 11 kms de comprimento e 2,8 kms de largura, Lord Howe abriga mais de 60 espécies únicas de plantas de 130 espécies de pássaros. Para não falar nos animais marinhos.
- Mt Gower e Mt Lidgbird. Sobre até aos pontos mais altos da ilha. A subida pode ser desafiante, mas quando chegares ao topo, verás que o esforço vale bem a pena.
- Ned’s Beach. Esta praia é conhecida pelo surf e pela prática de pesca desportiva. Mas quando a maré está baixa, podes entrar no mar e alimentar os peixes. Podes ainda ir de barco até um dos 50 pontos de mergulho ao largo da ilha e veres animais de maior porte, como tartarugas.
Maui – Havai, E.U.A
Florestas densas, águas azuis-turquesa e areias brancas, pretas e até avermelhadas. Esta ilha é um estímulo aos sentidos. É aqui que se situa o famoso vulcão adormecido Haleakala, responsável pela formação da ilha. Vamos à descoberta?
- Haleakala. Tens que subir o vulcão. São mais de 3 mil metros de altitude, que podes começar a escalar desde a cidade de Kahului. ⛰
- Makena State Park. Neste parque encontras as praias mais isoladas da ilha, de areia escura e grossa. Aqui também podes ver algumas falésias incriveís, mas deves ter cuidados redobrados, porque não há infraestruturas de apoio ou socorro no parque.
- Hana Highway. Esta é a estrada mais importante de Maui e oferece-te vistas fabulosas sobre o mar, acesso a cascatas de cortar a respiração e a florestas densas. Uma dica: atesta o carro antes de começares esta mini road trip.
Ilhas da Baía – Honduras
As ilhas da Baía são um pequeno arquipélago de oito ilhas, integrado na enorme barreira de coral mesoamericana. Já estás a ver o que isto significa? Um cenário paradisíaco. Há uma imensidão de espaços a conhecer e atividades a fazer, deixamos-te apenas o “crème de la crème” destas ilhas:
- Roatan. A pitoresca ilha é a maior do grupo e oferece-te o segundo maior recife de coral do mundo, por isso, não podes recusar um mergulho para apreciares esta verdadeira pérola.
- Guanaja. Cerca de 90% da ilha foi declarada reserva florestal nacional e parque marinho. Há excursões ao interior da ilha, por trilhos de areia, que levam ao única vila da ilha, conhecida pelos locais como Bonacca.
- Utila. A encantadora ilha é conhecida por ser um dos melhores lugares para aprender mergulho no mundo. Toda a ilha se dedica a esta atividade que chama milhares de turistas todos os meses. Aqui tens a melhor hipóteses de avistar de perto animais como os tubarões-baleia.
Seja qual for a ilha para que querias ir, a tua American Tourister vai contigo. Passa na nossa loja online e escolha já a tua.
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.