Viajar na passagem de ano é uma tradição tão válida como todas as outras (mas desta, nós somos muito adeptos!). Haverá melhor prenúncio de um ano em grande do que estar de férias e fazer a contagem decrescente com boas energias?
Para que não repitas o mesmo programa de há anos ou (pior!) acabes em pijama em frente à televisão nesta passagem de ano, preparámos umas ideias para ti. Da euforia em Nova Iorque aos rituais de Valparaíso, passando pela pomposidade das celebrações de Viena, temos oito sugestões das mais características passagens de ano do mundo. A contagem decrescente para a última viagem deste ano e a primeira do próximo começa agora! ⏱
Nova Iorque

Nova Iorque tem uma das festas de passagem de ano mais concorridas do planeta. Junta-te às milhares de pessoas na Times Square e vive este ambiente festivo único.
Não podes perder:
- De 1 a 29 de Dezembro partilha as tuas resoluções de ano novo com toda a gente que passar pela Wishing Wall. Esta é uma importante tradição de ano novo em Nova Iorque.
- A Times Square New Year’s Eve ball drop é uma tradição com 100 anos, que só foi interrompida durante a II Guerra Mundial. A esfera, composta por milhares de luzes LED, fica no topo de um edifício em Times Square o ano todo, até que começa a deslizar nos últimos segundos antes da meia noite de dia 31 de Dezembro.
- Sendo esta a cidade que nunca dorme , festeja noite dentro, entre a Times Square e o Central Park.
Rio de Janeiro

Estar na Cidade Maravilhosa durante a passagem de ano é garantia de muita animação, com música e samba. Não conhecemos os brasileiros de outra forma senão com esta energia positiva contagiante, não é?
Não podes perder:
- Em Dezembro, é verão no Brasil e o ano novo é recebido na praia. Por isso, não te esqueças dos calções de banho ou do biquíni!
- Esta é uma passagem de ano muito ritualista. Para entrares no espírito, veste-te de branco, que já se tornou um dress code para o réveillon carioca. Acredita-se que esta cor pode trazer sorte para o ano seguinte.
- Ah! Uma vez na praia, não podes deixar de dar os sete saltos às sete ondas.
- Depois do virar do ano fazem-se procissões de barcos na água e claro que não pode faltar o fogo de artifício. Depois não tem nada que saber, é só diversão! Encontra o programa para o Réveillon da cidade aqui.
Valparaíso

Se nunca ouviste falar deste lugar, fica a saber que é uma cidade do Chile, conhecida como capital da cultura do país, onde se faz uma festa de passagem de ano de arromba! Curioso?
Não podes perder:
- Assiste ao maior espetáculo de fogo de artifício da América Latina. O fogo é lançado de 17 pontos diferentes da costa entre Valparaíso e Viña del Mar. Há navios iluminados no mar. Um cenário espectacular!
- Aqui as superstições são muito respeitadas, por isso, se quiseres entrar no mood chileno, tens que, no mínimo:
- Usar roupa interior amarela;
- Comer 12 passas de uva à meia noite;
- Meter uma nota de 1000 pesos dentro do sapato.
- A despedida ao ano velho começa cedo e a festa só termina com o nascer do sol. Toda a gente vem para a rua. Tal como no Brasil, aqui também é verão em Dezembro e muitos passam a meia noite na praia. A melhor parte é que, por não ser um destino tão conhecido, é tudo mais tranquilo. Conhece mais sobre este destino aqui.
Bangkok

Apesar de terem a sua própria passagem de ano, que acontece em abril, no festival budista Songkran, os tailandeses também celebram o ano novo ocidental. Que tal receberes o ano novo num ambiente completamente diferente?
Não podes perder:
- Existem dois tipos de celebrações de ano novo em Bangkok: a da zona mais comercial e a da mais tradicional da cidade.
- A típica animação de ano novo, com fogo de artifício, contagem descrente e champanhe, é junto ao centro comercial mais famoso da cidade, o Central World.
- Há quem opte por assistir ao fogo a bordo de um barco no rio Cho Phraya. Ou ir até à Asiatique – um centro comercial localizado em Chinatown – que também oferece um programa especial nessa noite e fica aberto até de madrugada.
- Se procuras alguma coisa mais tradicional, podes participar numa das celebrações que acontecem nos templos. Mas não esperes um entusiasmo especial, porque as celebrações são semelhantes às do dia a dia. Afinal estes dias são vulgares para a maioria dos tailandeses.
Sydney

Todos os anos assistes a alguns segundos da passagem de ano em Sydney, porque esta é uma das primeiras grandes cidades a entrar no ano novo, pela sua localização. Este ano, não fiques em frente à TV!
Não podes perder:
- É aqui que podes assistir a um dos maiores espetáculos de fogo de artifício do planeta. Há dois grandes momentos: às 21 horas e à meia-noite. Sabe tudo sobre o programa de fim de ano aqui.
- As emblemáticas Sydney Harbour Bridge e Sydney Opera House iluminam-se num cenário arrebatador. Vais conseguir umas fotografias brilhantes!
- Durante o dia, há uma exibição com canhões de água no porto da cidade e um ritual indígena que consiste em queimar eucalipto para que o fumo purifique aquela porta de entrada da cidade e a livre de espíritos maus.
- À noite, prepara-te para disputar os melhores spots para teres uma vista privilegiada do fogo da viragem do ano. Os passeios do porto Circular Quay são os que ficam lotados mais rapidamente. Dica: Aproveita as temperaturas de verão e faz a contagem decrescente na praia.
- Atenção: em Sydney não se pode beber álcool na rua e na passagem de ano não se abrem exceções. Só é permitido comprar e consumir álcool nas zonas alcohol-free. Podes saber tudo sobre esta restrição e conhecer os lugares onde podes consumir álcool aqui.
Reykjavik

No último dia do ano, o sol só ilumina a capital da Islândia durante 4 horas, mas nem a noite nem o frio impedem as festas de entrada no ano novo. Viajamos até à capital mais a norte do planeta?
Não podes perder:
- Tudo começa com um belo jantar de fim de ano, em família ou amigos. Por volta das 22 horas toda a gente sai para as ruas, para se reunirem à volta das brennas – umas fogueiras que simbolizam o abandono dos problemas do ano que termina.
- Os islandeses não conseguem conter o entusiasmo com a aproximação do ano novo e começam a lançar fogo de artifício logo a partir das 23h30. Os céus iluminam-se minutos a fio até à viragem oficial do calendário.
- Como festejar a noite toda na rua está fora de questão, devido às temperaturas muito baixas, a maioria dos bares da cidade estão abertos até de manhã.
- Para uma estadia completa, conhece a nossa sugestão de roteiro pela Islândia.
Viena

Se procuras a passagem de ano mais pitoresca de sempre, é aqui mesmo, em Viena! Ela é bailes em palácios, ela é concertos de música clássica, de ópera, é danças de valsa e, claro, muito fogo de artifício.
Não podes perder:
- O ponto alto dos festejos da passagem de ano acontece nos salões Palácio Imperial de Hofburg. Depois de um jantar de gala cheio de pompa e circunstância segue-se uma espécie de maratona de valsa para receber o novo ano. Mas este programa só está acessível a algumas carteiras e disposições.
- Se a formalidade não é a tua praia, tens dezenas de concertos de música a que podes assistir de forma mais descontraída. Algumas das melhores sinfonias do mundo são interpretadas neste último dia do ano na capital austríaca.
- À meia noite, o Pummerin, como é conhecido o sino da Catedral de S. Estevão, anuncia a viagem do ano ao mesmo tempo que começa o espetáculo de fogo de artifício no parque de animações da cidade, o Prater Park. A festa continua no parque até às 2 da manhã, com atrações como a roda gigante para animar os participantes.
- No dia 1 é tradição assistir ao concerto de ano novo da Filarmónica de Viena, que é transmitido na televisão e exibido num ecrã gigante instalado junto à Câmara Municipal, no centro da cidade. É uma espécie de acontecimento nacional a que ninguém falha.
Algarve
Se os destinos que sugerimos acima ultrapassam o teu orçamento, fica por cá, com a garantia de diversão máxima. Que tal voares até Faro e passares a passagem de ano numa das cidades algarvias?
Não podes perder:
- Há vários lugares no Algarve onde podes despedir-te de 2017 em grande. Desde o Réveillon no Casino de Monte Gordo aos concertos na Praia dos Pescadores, em Albufeira, há várias opções para comemorar em grande nos primeiros momentos do ano.
- Aproveita para visitar a feira medieval da aldeia de Paderne, que acontece por esta altura do ano. Sabe tudo no site da Câmara Municipal de Albufeira.
- Aproveita que estás junto à praia e dá o tradicional mergulho de ano novo. Se a coragem não te assiste, sempre podes adotar outras superstições de ano novo como comer as 12 passas de uva, saltar de uma cadeira com dinheiro na mão ou fazer barulho com tampas de panelas. Ou podes simplesmente brindar ao ano novo e assistir ao magnífico fogo de artifício algarvio.
Este ano, temos uma nova superstição para ti: viaja na passagem de ano com uma American Tourister e o teu ano será muito viajado! Pelo sim, pelo não, passa já na nossa loja online. Boas entradas!
Sem Comentários
Desculpe, o formulário de comentários está indisponível de momento.